É com profunda tristeza que o Registro de Imóveis do Brasil – Seção Minas Gerais (RIB-MG) comunica o falecimento de Luciano Dias Bicalho Camargo, oficial do Registro de Imóveis de Vespasiano e membro do Conselho Fiscal da associação.
Uma das referências na área registral imobiliária no país, Luciano era mestre e doutor em Direito Tributário pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tendo atuado como procurador federal do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) antes de assumir o RI de Vespasiano. Foi um dos fundadores do RIB-MG, em 13 de junho de 2014, e, desde então, participou ativamente de todas as diretorias, sendo ator fundamental em debates como a revisão do Código de Normas, em 2020, e em diversos casos de defesa de prerrogativas dos registradores.
Mais do que um registrador de excelência, Luciano era conhecido por ser uma pessoa generosa, gentil e humana, sempre disposta a trocar conhecimentos e a ensinar os colegas, que também prestaram suas homenagens no grupo de registradores mineiros no WhatsApp:
“Luciano não era apenas um excelente registrador, era um colega leal e generoso, um parceiro institucional de todas as horas, um profissional exímio. Luciano era um ser humano maravilhoso, desses que vão fazer falta ao mundo.”
Ana Cristina Maia, oficiala do RI de Mariana
“Profissional fora da curva, extremamente capaz e ao mesmo tempo sempre disposto a escutar outros pontos de vista. Ser humano fantástico, homem de fino trato, querido por todos com quem teve contato.”
Fabiano Lamini, substituto do RI de Pouso Alegre
“Luciano é uma das pessoas mais generosas que eu conheço. Um verdadeiro gentleman. Uma pessoa ímpar.”
Keziah Vianna Silva Pinto, oficiala do RI de Brumadinho
“Luciano era um dos colegas mais generosos que eu já conheci! Sempre disposto a ajudar quem precisava! Coração e mente que raras vezes encontramos!”
Fernanda Duarte de Souza, oficiala do RI de Barroso
“Luciano foi das pessoas mais íntegras, gentis e generosas que já tive a honra de conhecer.Profissional extremamente dedicado, sério, competente. E ao mesmo tempo uma figura muito humana, doce, desarmada. Uma perda irreparável!”
José Celso Vilela, oficial do RI de Itabira
Esses são apenas algumas de tantas manifestações de colegas que agradeceram a oportunidade de conviverem com Luciano ao longo desses anos. Neste momento de dor e saudade, o RIB-MG também expressa suas mais sinceras condolências aos familiares, amigos e colegas de profissão.
O velório será realizado nesta segunda-feira, 27 de outubro, a partir das 11h, no Cemitério do Bonfim – Capela 3. O sepultamento será às 16h, no mesmo cemitério.
