Notícias

04/11/2025

Registrador de Sacramento é homenageado pela Corregedoria-Geral de Justiça

Gabriel Pires recebeu Medalha Ruy Gouthier de Vilhena em reconhecimento à dedicação ao serviço público

Em cerimônia realizada na noite desta sexta-feira, 31 de outubro, a Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ) de Minas Gerais entregou a Medalha de Mérito Desembargador Ruy Gouthier de Vilhena para 48 profissionais que prestaram serviços relevantes à CGJ e à Justiça de 1ª Instância. Entre os homenageados estava Gabriel Pires, diretor Acadêmico do Registro de Imóveis do Brasil – Seção Minas Gerais (RIB-MG) e oficial do RI de Sacramento.

“Fiquei muito lisonjeado em receber a Medalha, considerada a mais alta honraria conferida pelo TJMG, e muito emocionado com as manifestações que recebi das diversas regiões de Minas”, disse. Para ele, a honraria tem ainda mais peso por exercer a delegação em um cartório de porte médio, longe dos grandes centros do estado, e pelo expressivo número de registradores que possuem os mesmos, ou até mais, atributos dignos desta homenagem.   

Por isso, Gabriel considera que foi um mero instrumento para o real destinatário da medalha: o RIB-MG. “Não fui reconhecido pelo trabalho desenvolvido como oficial de Sacramento, mas sim como integrante da Diretoria do RIB-MG, que conduziu as propostas da classe na reforma do Provimento n.º 93/2020”, afirmou.

Segundo ele, o prestígio que a entidade construiu junto ao TJMG ao longo de pouco mais de uma década abriu o caminho para a consolidação da atividade registral imobiliária no estado. “Nossa atividade se libertou do estigma de ser vista como depositária de papéis e carimbos para ser reconhecida como imprescindível instrumento para a almejada e necessária segurança jurídica. O RIB Minas construiu pontes e tive a sorte de percorrê-las.”

Reconhecimento pela dedicação pública

A Medalha Ruy Gouthier de Vilhena é entregue bienalmente, desde 2023, para profissionais que definem a essência da função pública. De acordo com o corregedor Estevão Lucchesi, são pessoas que se destacam por características como abnegação, dedicação, eficiência, presteza e zelo no cumprimento dos deveres, honrando o nome do patrono da homenagem. “Nossa missão não se limita a fiscalizar ou corrigir, inclui também orientar, agradecer, reconhecer e valorizar. Somos igualmente responsáveis por celebrar as virtudes e enaltecer o exemplo, que edificam, em silêncio, a grandeza do Judiciário mineiro”, disse.

A escolha dos homenageados é realizada por uma comissão especial da CGJ. Em reunião realizada em julho, os possíveis merecedores da condecoração foram apresentados e as indicações aprovadas por unanimidade. Na ocasião, também foram aprovados 26 nomes para recebimento das condecorações especiais.

O patrono da medalha é o desembargador Ruy Gouthier de Vilhena, falecido em junho de 1986, enquanto exercia o cargo de corregedor-geral de Justiça. Natural de Estrela do Sul, na região do Alto Paranaíba, antes de ingressar no TJMG – onde atuou nas comarcas de São Tomás de Aquino, Conselheiro Lafaiete, Itamarandiba, Prados, Lambari, Ferros, Uberaba e Belo Horizonte –, foi juiz do Tribunal de Alçada e presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).

Fotos: Juarez Rodrigues/TJMG