Região do Jardim Piemonte Sul passa a contar com segurança jurídica e novas oportunidades de investimentos após registro em cartório

Betim deu um passo importante ao concluir a regularização de uma área industrial no bairro Jardim Piemonte Sul, na divisa com Contagem. O processo de Reurb contou com a participação da Prefeitura, das indústrias instaladas no local e do Registro de Imóveis da cidade. O objetivo é beneficiar o setor produtivo, trazendo segurança para as empresas e fortalecendo a economia da cidade.
Segundo Vander Zambeli Vale, oficial do RI de Betim, o município é um importante polo industrial de Minas Gerais e espera-se que esse processo seja referência para a Reurb em novas áreas industriais. “A regularização imobiliária é um requisito fundamental para trazer benefícios ao município, como geração de renda via Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), tributando tanto o terreno quanto as edificações. A verba arrecadada é revestida em serviços públicos, além de oportunidades de emprego e segurança jurídica, protegendo os investimentos e o patrimônio das empresas”, destacou.
A posse legal dos imóveis também amplia as possibilidades para as empresas, permitindo a obtenção de alvarás de funcionamento, licenças ambientais e sanitárias, como as da Anvisa, e o acesso a linhas de crédito em bancos e em outras instituições financeiras.
Antes da regularização, o local apresentava uma série de irregularidades, como parcelamento inadequado, registros de frações ideais e condomínio geral perpetuados nas matrículas e edificações sem registro. Com o registro da Reurb Industrial, essas questões foram solucionadas, garantindo a legalização do parcelamento, da titulação e das construções já existentes.
A expectativa é de que, nos próximos meses e anos, outros núcleos industriais irregulares na cidade sigam o mesmo caminho, ampliando a arrecadação municipal e atraindo novos investimentos, gerando empregos e consolidando Betim ainda mais como referência no setor produtivo.
